Consultas

“Quando a dor de não estar vivendo for maior do que o medo da mudança, a pessoa muda” – Sigmund Freud

Tipos de Atendimento: Atendimento psicológico, psicoterapia e psicoterapia breve

Abrangência do atendimento: atendimento clínico psicológico tem como principal objetivo identificar as causas emocionais de tudo que possa gerar sofrimento ao indivíduo e ajudá-lo a se adaptar, da melhor forma possível, ao ambiente e circunstâncias que o rodeiam. Não é útil e recomendado somente àqueles que sofrem de algum transtorno como estresse, depressão, ansiedade patológica, dependência química, entre outras patologias, mas também, pode ser de grande valia àqueles que querem ampliar o conhecimento que tem a respeito de si mesmos.

Importância da saúde emocional na esfera pessoal e profissional: Segundo dados estatísticos da OMS, cerca de 8% da população mundial padece do mal da depressão, por exemplo. No nosso país isso contabiliza, aproximadamente, 12 milhões de brasileiros.

Provavelmente, você já deve ter passado por momentos em que sua própria vida não tinha mais sentido. Vivendo na certeza de que as coisas boas que pudessem existir no mundo, definitivamente, não eram para você! Sentindo-se estagnado, ansioso, sem forças, sem esperança. Momentos em que a dor era tamanha, que imaginou que não suportaria sequer mais um dia!

Apesar da depressão ser mais comum do que se pode acreditar (se você, felizmente, não passou por isso, com certeza conhece alguém bem próximo que já tenha passado…) o grau de preconceito e carência de informação por parte do público leigo ainda é assustador!

Patologias como estresse, depressão, ansiedade, dependência química, transtornos adaptativos, “burnout”, entre outros, são a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com levantamentos realizados pela Previdência Social. Infelizmente, se atualizarmos esta estatística, conforme já observamos empiricamente, o afastamento devido ao adoecimento psíquico do trabalhador atingiu o topo do ranking na maioria das organizações.

Atualmente, cerca de 10% dos pedidos de auxílio doença ao INSS são requisitados por indivíduos que apresentaram algum tipo de transtorno mental. No âmbito organizacional, aproximadamente 25% dos trabalhadores sofrem devido a problemas de saúde mental.

 

Em caso de emergência com ideação suicida, procure por um serviço hospitalar local